sexta-feira, 6 de novembro de 2009

A virgindade do olhar


A Virgindade no olhar *

*Palavras de António Lobo Antunes

Depois de uma grande entrevista digna de ser visionada… falei com o Bruno para escrevermos sobre esta frase.
O resultado do meu caro amigo foi o que já lemos. O meu é este!
A frase que pode ser lida em cima tem algo de misterioso.
Só conheço uma pessoa que, até hoje, foi capaz de me demonstrar essa “virgindade no olhar”.
Sem dúvida a pureza do olhar pode ser enriquecida com a sua virgindade. Parece que só pelo olhar nos torna especiais. E felizmente esse olhar pode ser captado e relembrado de inúmeras formas e feitios.
Para ti, que possuis um olhar doce e terno, um olhar misterioso e desejoso, um olhar tão peculiar, nunca deixes de o ter para mim. Nunca deixes de piscar o olho, de sorrir ou de criares esse olhar cruzado com o meu.
Para ti, que ainda não olhaste ao espelho para o ver, descobre-o dentro de ti. Não há olhar nenhum que não deixe resplandecer, um dia, a sua virgindade.
Para mim e para ti meu caro Bruno, em que o verde brilha, em que de certas formas continuamos com a virgindade presa no olhar, nunca o iremos deixar partir para sermos sempre puros!
Ligado, conectado ou preso esse olhar, o do Lobo Antunes, caracteriza o quanto é importante a comunicação silenciosa, na base de um olhar e o quanto conseguimos ver, através dele, um boa ou má pessoa. O quanto, apenas o olhar reflecte tanto de nós.
Sabem o que diz o meu olhar? “Não afastes os meus olhos dos teus” como na música de David Fonseca.
Adeus!

5 comentários:

Anónimo disse...

Acabei de ler estes dois textos últimos deste blogue... Não sou fã de Lobo Antunes e visionei apenas parte dessa entrevista, curiosamente, ouvi esta frase. Os olhares dos seus autores sobre a virgindade do olhar é deveras interessante. O que me parece importante é que ambos a tenham, essa virgindade que os permite escrever estas coisas sobre uma frase que ouviram e viram (com os seus olhares suficientemente virgens para resultarem nestas palavras...). É muito bom ser virgem no olhar. É o balão de oxigénio que permite suportar esses desvirginados que continuam a poluir o nosso olhar e a impedir que encontremos outros virgens como nós. Mas só temporariamente... porque, nós, os que temos olhares virgens, reconhecemo-nos e somos todos especiais. Parece que é desta que vou começar a ler com atenção ALA. Parece que é desta que em definitivo me vou manter virgem... no olhar.

Bruno Marques disse...

Concordo que a entrevista foi genial, apesar de a ter apenas apanhado a meio. Tentarei ver o resto com atenção.

Acho que tudo o que transporta a nossa pureza de pensamentos, actos ou ideiais é de louvar.

É cada vez mais difícil encontrar a virgindade das pessoas, seja no olhar ou nas atitudes. Quem conseguir manter essa virgindade nos dias que correm é realmente especial. Mas um olhar, um simples olhar consegue dizer muita coisa. E é por isso que o Pedro diz "não afastes os meus olhos dos teus"...

Anónimo disse...

Aprecio, muito, o Lobo Antunes.Adoro as suas crónicas na Visão.
Diz ele"É Deus que me segura a mão". Se não é, parece. Ele cria imagens, e transporta-as para o papel como ninguém.
O olhar(não o ver...o mais importante não é visível), o silêncio,o gesto... é preciso ser observado.É por aí que conhecemos as pessoas.
Saibamos observar bem.Nem todos temos esta capacidade. Mas se encontramos alguém que a tenha...não a deixemos fugir.

Anónimo disse...

Cruza então o teu olhar com esse outro que te faz sentir especial. Um olhar assim faz-nos sentir tão bem. Olha de novo, hoje mesmo se puderes!:)

Anónimo disse...

Olha e vê. não adianta olhar se não virmos...