quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Ver os anos passar...

É interessante irmos fazendo o exercício de parar para pensar em diversas etapas da vida. Irmos fazendo uma espécie de balanço, de quando em vez, do tempo que já passou. Essencialmente, perceber o que está vivido de forma a olharmos o futuro com renovadas expectativas e perspectivas positivas.

Acho que vamos respondendo a diferentes necessidades e reformulando planos constantemente. Porque precisamos de adaptações, planos alternativos ou não, consoante as oscilações que a vida vai tendo. Daí a importância de parar e não ficar apenas a viver a correria dos anos a passar.

Pensem só em termos de relacionamentos amorosos. Regra geral, e não estou a dizer que as restantes fórmulas não são legítimas, começamos por procurar o nosso par. Sentimos necessidade de ter alguém ao nosso lado e arranjamos namorado(a). Os anos passam, e se tudo correr bem, a necessidade seguinte é oficializar a relação. Casar, juntar os trapinhos, ir viver juntos, algo que signifique tornar o relacionamento mais sério. Normalmente partilhar o mesmo espaço físico.

Depois de vermos quase todos os amigos e as pessoas da nossa faixa etária casarem, começam a nascer os filhos. E daí o passo seguinte ser trilhar o mesmo caminho, com maior ou menor espaço de tempo. A partir daqui é um pouco ao gosto de cada um. Mais fácil ou mais difícil, a vida vai correndo. Isto apenas no plano amoroso e como exemplo.

Porque cada um tem os seus próprios planos para os anos que vão passando, nas diferentes áreas, se assim lhes quisermos chamar. Não existem planos certos ou errados, apenas planos. Alguns repetem-se com maior frequência e são um pouco resultado da tal resposta às necessidades que geralmente temos. Há é um tempo certo para cada uma das etapas. Sejam elas quais forem.

Sem comentários: